Perguntas Frequentes

Fiz o pedido da Chave Móvel Digital mas agora não consigo fazer a autenticação! O que devo fazer?

No caso de ter dificuldades em se autenticar utilizando a Chave Móvel Digital deverá contactar a linha de apoio 707 24 11 07, ou a caixa de correio info.portaldocidadao@ama.pt.

Em alternativa, pode autenticar-se com o seu Cartão de Cidadão para aceder ao serviço caso tenha o leitor de cartões.

Quais as principais diferenças entre a autenticação com Cartão de Cidadão e com a Chave Móvel Digital?

Na autenticação com Cartão de Cidadão utiliza o seu Cartão de Cidadão, o leitor de cartões e o seu PIN de autenticação.

Na autenticação com Chave Móvel Digital utiliza o seu número de telemóvel ou e-mail, o PIN da Chave Móvel Digital e o código de segurança numérico e temporário.

Quero registar mais do que um telemóvel. É possível?

Não, só pode associar um único telemóvel ao seu registo da Chave Móvel Digital.

Perdi/Esqueci o PIN de autenticação da Chave Móvel Digital, o que devo fazer?

Caso não saiba qual o seu PIN da Chave Móvel Digital pode:

  • Via online - aceder à Área Pessoal, inserir o Cartão de Cidadão no leitor, clicar em "Alterar Dados", autorizar o acesso aos dados obrigatórios, na sua área pessoal clicar em "Alterar PIN" e inserir o novo "PIN da Chave Móvel Digital";

  • Dirigir-se ao atendimento dos Espaços do Cidadão ou Espaços Empresa que prestam este serviço para lhe atribuírem um novo PIN.

Como posso desbloquear a Chave Móvel Digital?

Pode desbloquear a sua Chave Móvel Digital:

  • No registo online, na Área Pessoal pode aceder aos seus dados do registo na Chave Móvel Digital com o seu cartão de cidadão, introduzir o seu PIN de autenticação e clicar em "Desbloquear";

  • No atendimento presencial pode pedir para desbloquearem a sua Chave Móvel Digital.

Como posso alterar o meu PIN da Chave Móvel Digital?

Ao aceder à sua área pessoal da Chave Móvel Digital, pode selecionar "Alterar PIN" escrever o novo PIN da Chave Móvel Digital e confirmar.

Como posso cancelar o meu registo na Chave Móvel Digital?

Ao aceder à sua área pessoal da Chave Móvel Digital, pode selecionar "Cancelar registo".

O que posso fazer na área pessoal da Chave Móvel Digital?

Pode alterar o seu PIN ao inserir e confirmar o novo PIN e cancelar o seu registo na Chave Móvel Digital.

Qual a legislação que dá suporte à Chave Móvel Digital?

A Chave Móvel Digital está definida e regulamentada através da publicação dos seguintes atos legislativos: Lei n.º 37/2014 de 26 de junho e da Portaria n.º 189/2014 de 23 de setembro que determinam a entrada em vigor deste sistema a 1 de janeiro de 2015.

Não tenho o meu telemóvel, posso usar a minha Chave Móvel Digital para me autenticar?

Sim, para se autenticar com a sua Chave Móvel Digital precisa de ter o seu e-mail associado e optar por escolher o método de autenticação via e-mail onde receberá automaticamente o seu código de segurança numérico.

Não consigo utilizar o meu código de segurança para me autenticar?

Precisa de reiniciar o seu processo de autenticação com a sua Chave Móvel Digital com a introdução do seu número de telemóvel, o seu PIN da Chave Móvel Digital e o novo código de segurança que é enviado automaticamente para o seu telemóvel ou e-mail, conforme a sua opção.

O código de segurança que recebi no meu telemóvel/e-mail é para usar em todas as autenticações?

Não, o código de segurança de 6 dígitos que recebeu é único e temporário e em cada autenticação recebe um novo código de segurança por SMS ou e-mail.

Tenho várias mensagens com um código de segurança, qual devo utilizar?

No processo de autenticação com a Chave Móvel Digital a última mensagem recebida da Chave Móvel Digital por telemóvel ou e-mail é a válida.

Fiz o pedido presencial da Chave Móvel Digital, e agora como posso utilizar?

Com os dados de registo que tem no documento que lhe foi entregue no atendimento pode aceder a um sítio da Internet da Administração Pública que tenha este meio de autenticação (ex. Portal do Cidadão). Para se autenticar com este método terá de selecionar Chave Móvel Digital e introduzir os seus dados.

Qual a vantagem de ter o meu número de telemóvel e o e-mail registados na Chave Móvel Digital?

No caso de ter associado um número de telemóvel e um e-mail, pode escolher em cada autenticação por qual dos meios pretende receber o código de segurança numérico.

A Chave Móvel Digital é um sistema seguro?

A Chave Móvel Digital é um sistema simples e seguro de autenticação dos cidadãos em portais e sítios da Administração Pública na Internet, com dois fatores de segurança: uma palavra-chave escolhida pelo cidadão (PIN) e um código de segurança numérico e temporário recebido por SMS ou e-mail.

Ao optar por receber o código de segurança numérico por telemóvel é mais seguro do que receber por e-mail. Ao usar estes métodos tem a responsabilidade pela utilização segura da sua palavra-chave (PIN) bem como do telemóvel e e-mail associados ao seu registo.

Posso instalar o mecanismo de autenticação da Chave Móvel Digital no meu serviço web?

Este serviço apenas está disponível para as entidades da Administração Pública. Para realizar a integração com este método de autenticação pode contactar a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) através do contacto info.portaldocidadao@ama.pt.