Pedido de Chave

O pedido da Chave Móvel Digital pode ser realizado por cidadãos de idade igual ou superior a 16 anos, que não se encontrem interditos ou inabilitados, online ou presencialmente:
  • Online:
    1. Aqui, por cidadãos portadores de Cartão de Cidadão, leitor de cartões e código PIN de autenticação;
    2. Através do Portal das Finanças, e exclusivamente para fins de autenticação, solicitando o envio de carta, com palavra-chave temporária gerada automaticamente e de forma aleatória para a morada do titular do Cartão de Cidadão. Depois de receber a carta, o cidadão poderá autenticar-se com a sua Chave Móvel Digital.

 

 

A Chave Móvel Digital é um sistema simples e seguro de autenticação dos cidadãos em portais e sítios da Administração Pública na Internet, com dois fatores de segurança:

  • uma palavra-chave escolhida pelo cidadão (PIN);
  • um código de segurança numérico e temporário recebido por SMS, e-mail ou mensagem direta no Twitter .

Optar por receber o código de segurança numérico por telemóvel é mais seguro do que receber por e-mail. Ao usar estes métodos tem a responsabilidade pela utilização segura da sua palavra-chave (PIN) bem como do telemóvel e e-mail associados ao seu registo.

 

 

Aplicação Chave Móvel Digital

 
A aplicação Chave Móvel Digital permite a receção do código de segurança associado a cada autenticação através de notificação push para o smartphone.
Este sistema é uma alternativa ao sms ou mensagem direta no Twitter.
 
É igualmente possível gerar novos códigos e controlar o tempo de vida de cada um.