Assinatura digital com Cartão de Cidadão
Com o Cartão de Cidadão poderá assinar documentos digitais com a mesma validade legal de uma assinatura à mão. Saiba mais sobre assinatura digital.
Para assinar documentos com Cartão de Cidadão é necessário:
- ter a assinatura digital do cartão ativada
- leitor de cartões smartcard
- código PIN de assinatura
- Software / programas com funcionalidades de assinatura digital
Software para assinar documentos com Cartão de Cidadão
A aplicação Autenticação.gov para computador permite-lhe assinar vários tipos de documentos e ficheiros, incluindo PDFs.
Inclui também várias funcionalidades avançadas de assinatura, tais como:
- assinatura de vários documentos ao mesmo tempo
- assinatura com atributos profissionais
- assinatura com opção de Selo Temporal, Motivo ou Localização.
Outros softwares: existem vários programas (ex. Visualização e edição de documentos, aplicações de produtividade ou escritório, correio eletrónico, entre outros) com funcionalidades de assinatura com certificados digitais. Para mais informações, consulte a documentação dos mesmos.
Ativar assinatura digital do Cartão de Cidadão
A funcionalidade de assinatura digital é ativada no momento do levantamento de um cartão novo. Esta operação só é efetuada após confirmação pelo cidadão.
Caso a assinatura digital não tenha sido ativada, pode ativá-la depois, a qualquer momento, num balcão de levantamento do Cartão de Cidadão.
Pode verificar se a função de assinatura digital do seu Cartão de Cidadão está ativa, na aplicação Autenticação.Gov para computador, no separador Segurança > Certificados.