Assinatura digital com Cartão de Cidadão

Com o Cartão de Cidadão poderá assinar documentos digitais com a mesma validade legal de uma assinatura à mão. Saiba mais sobre assinatura digital.

Para assinar documentos com Cartão de Cidadão é necessário:

  • ter a assinatura digital do cartão ativada
  • leitor de cartões smartcard
  • código PIN de assinatura
  • Software / programas com funcionalidades de assinatura digital

Software para assinar documentos com Cartão de Cidadão

A aplicação Autenticação.gov para computador permite-lhe assinar vários tipos de documentos e ficheiros, incluindo PDFs.

Inclui também várias funcionalidades avançadas de assinatura, tais como:

  • assinatura de vários documentos ao mesmo tempo
  • assinatura com atributos profissionais
  • assinatura com opção de Selo Temporal, Motivo ou Localização.

Outros softwares: existem vários programas (ex. Visualização e edição de documentos, aplicações de produtividade ou escritório, correio eletrónico, entre outros) com funcionalidades de assinatura com certificados digitais. Para mais informações, consulte a documentação dos mesmos.

Ativar assinatura digital do Cartão de Cidadão

A funcionalidade de assinatura digital é ativada no momento do levantamento de um cartão novo. Esta operação só é efetuada após confirmação pelo cidadão.

Caso a assinatura digital não tenha sido ativada, pode ativá-la depois, a qualquer momento, num balcão de levantamento do Cartão de Cidadão.

Pode verificar se a função de assinatura digital do seu Cartão de Cidadão está ativa, na aplicação Autenticação.Gov para computador, no separador Segurança > Certificados.